sábado, 31 de julho de 2010

XIX – TAPU'RU

A maré espumeja em suas margens: baba o cão moribundo e implume. O vai-e-vem de suas águas fétidas embala o lixo dos homo faber: sacos e garrafas de plástico, latas vazias, pedaços de madeira, de isopor, zinco e papelão flutuam enganchados nos arbustos do manguezal. A Natureza devolve-nos de suas entranhas o que não pôde digerir. O lixo intragável retorna, assombroso cadáver insepulto, à lama ribeirinha. E, em sua linguagem de mortos, nos fala ameaçador:

Eis-me aqui! Sou o saldo de tuas conquistas sobre a Natureza. Resolve-me ou te devorarei.

Sentado à beira do rio, deste braço morto do Capibaribe que circunda a Ilha sem Deus, duas idéias me assaltam: poluição e finitude. Olhando o mundo pelos olhos sujos dessa maré agonizante, compreendo o profundo e terrível significado da palavra entropia. O rio de águas límpidas da infância dessa Cidade, aquele Capibaribe/Capiberibe dos banhos e alumbramentos, está morrendo. Suas águas apodrecidas nos anunciam a nossa própria destruição. Sim, somos seres entrópicos.

"Erguemos túmulos à beira dos rios e os batizamos: Cidades. "

Oh! Não penseis que temo a morte, a Definitiva, a Indesejada das gentes. Não me assusta esse espectro que paira sobre as águas desse rio. Não temo sequer os limites que a morte me impõe. Sim, sou mortal, finito, relativo. No entanto, descobri, nessas reflexões esferistas, que diversamente do lixo que bóia nas águas da maré, meu corpo, essa habitação provisória, é matéria biodegradável. Não sou um ser poluente.
Tal qual um ‘ser chardiniano’ de primeira natureza, serei absorvido com facilidade, como acontece com uma fruta apodrecida, com a lenha deixada ao relento, com as vagens secas da algaroba e com uma queixada abandonada na caatinga.
Descubro, de certo modo, gozoso e feliz, que sou um ser de fácil decomposição. Meu corpo se desmanchará no tempo, na terra, na umidade gostosa da terra. Possuo um ‘verme no âmago’, o tapu’ru dos tapuias. Abençôo, também, ‘o que primeiro roer as minhas vísceras’.




►XX


►alea índex