sábado, 31 de julho de 2010

XXI - DOPS

 Não sou apenas ambientalista. Se é isso que vocês querem saber, sou mesmo é comunista! berrava Marília em meio aos brutamontes da DOPS.

 Marília, tenha calma, por favor! pedia Jorge, já aflito com a situação.

 Pera aí, companheiro, se você tem medo, eu não tenho. Há mais de dez anos que sou tua amante, e você ainda não me conhece. É danado, mesmo! Vai tremer agora?...Eu não vou! Fodam-se!

 Anota aí escrivão: que a prisioneira declara ser adepta da nefanda ideologia comunista; que as fotos e imagens tomadas da região ribeirinha tinham a intenção de fazer propaganda contra o regime militar; que as reuniões na liga de dominó ocultavam uma célula do Partido Comunista. Abra-se um prontuário em nome de Marília Spencer; codinome de Mariana Rosa de Melo.

 Registre-se também a oitiva do Sr. Jorge Dantas Cabral de Lima, desempregado, estudante de Filosofia e poeta marginal; que nega ser filiado ao Partidão; que se comprometeu em publicar nota declarando não ser adepto do comunismo, em jornal de grande circulação no Estado de Pernambuco.

***

No mesmo dia me soltaram. Ela ficou presa.

Dizem que o Dr. Ferreira Lima, instruído pelo generoso Desembargador Aureliano, conseguiu soltá-la.
Nunca mais tive notícias. Parece que foi para o norte, Araguaia, aquele fim de mundo... Depois, Leste Europeu, Albânia, sei não.

Um cínico remorso me rói as entranhas. Não segurei a onda. Sabia que aquela confissão iria complicar a vida dela.
Sofro.
No entanto, eu não era, nem sou comunista. Nunca fui.
Participava, apenas, de uma inocente Liga de Dominó, onde desempregados e aposentados matavam o tempo e a si mesmos. Até que Marília trouxe o Leocádio. Ah!...Ela era mesmo uma militante muito corajosa.



►alea índex


►XXII