quinta-feira, 5 de agosto de 2010

LI - CODINOMES







“(...) uma só saliva e um só sabor de fruta madura,
e eu te sinto tremular contra mim
como uma lua na água.”
(J. Cortázar, in Rayuela)



...E, como toda circunstância se nomeia, ela trazia um nome entre seus nomes: Mariana.
Não sei se era o de batismo, pois lhe inverteram o nome e com ele, a ordem da vida.

Verdadeiramente, ela e seus nomes se misturariam com as cartas zíngaras de um baralho. E, em nossas vidas, esses nomes, estilhaços de espelho, ocultariam fantasmas. Reis, valetes e coringas estavam acoitados em um coração cigano que batia falso entre seus nomes.

Veio com um cortejo de espectros que encontraria o meu. Sem identidade, mas viva em minhas entranhas de poeta, ela se nomeou. E, nesses cacos espelhados que uns chamam versos, ela se construiu.

***

Após penetrá-la, entre doce e prazeroso, ela me fez a clássica e, de certo modo, desusada, indagação sacerdotal:

– O Sr. Jorge Dantas Cabral de Lima aceita a senhorita Mariana, Manaíra, Amirana, Maraína, e outros nomes e faces em cascata... também chamada na clandestinidade por Marília Spencer, como sua legítima... amásia?

– Sim, respondeu o cavalheiro, ainda em ereção dentro de sua fenda, lúbrica e acolhedora.


Aí começariam meus equívocos. Paixão e catarata cegam se não cuidadas a tempo, diria minha avó...

***

Nesses dias de tua ausência, Marília, uma coisa me vem à mente, repetidas vezes. Antes de tua fuga do Brasil, eu só te vi uma única vez. E foi essa a derradeira. 

Naquela tarde, eu te penetrei pela primeira e última vez. 

Como pudemos estar juntos por tanto tempo e só nos amamos físicamente, uma única vez? 

Eram as tuas urgências de militante. Eram as tuas fugas no meio da noite. O amor não suporta a repressão. Retornarás um dia, amiga? 

É nessas horas tristes que lembro as tuas leituras de Nietzsche. O mito do eterno retorno. A ideia de que tudo há de se repetir por toda a eternidade é tão bizarra, quanto incômoda. 

Cada gesto, cada fato, toda a nossa vida biográfica, na mesma sequencia e ordem e do mesmo modo há de se repetir, dizia Marília, com um brilho estranho nos olhos! 

Se isso for um imperativo, como nos sentiremos, diante da vida?

Se cada momento de dor e de prazer irá se repetir eternamente, somos livre ou escravos dos nossos atos? 

Nietzsche nos fazia uma provocação, ao perguntar: queres mesmo viver isto inúmeras vezes? 

Se um fato acontece uma única vez e não se repete mais, torna-se menos grave, menos trágico e nos torna livres. Mas se depois do ato, tivermos a certeza do eterno repetir-se, não seremos escravos de cada gesto? 

Marília lia em voz alta A Gaia Ciência. Eu, deitado na cama, ouvia a sua voz, num alumbramento. Pensar que a tua fenda úmida abrigou meu meu membro ereto, por uma única e última vez, dá-me uma saudade angustiante. Mas se esse mesmo momento, fugaz e sensual, tiver de se repetir eternamente, não sei o nome do sentimento que me toma. Saudade do amanhã?

►alea índex


►LV